top of page

Que relação há entre essas ferramentas e a Educação?

A disciplina de Games, Simulações e Mundos Virtuais nos convida a convidar o aluno ou público a imergir para aprender.

 

E essa imersão proporciona engajamento, diversão, concentração e um espaço onde podemos desfrutar de sensações que irão potencializar o processo de aprendizagem.

 

Os Games e a Gameficação proporcionam "fluxo", termo cunhado pelo Profº Mihaly, para a circunstância, onde há um profundo engajamento, imersão sobre esse momento, que faz com que a sensação de prazer se misture com o aprender, daí que o potencial de concentração proporciona um êxito  maior para o processo educativo.

 

Já os Mundos Virtuais permitem criar "espaços, "eus" e interações. O Second Life é um exemplo desses espaços, que embora tenham a limitação da programação, não possuem limitações sociais, porque estas são construídas por aqueles quee transitam nele.

 

Por fim, os  Simuladores são excelentes ferramentas para que o aluno aprenda algo, dentro de um ambiente controlado e seguro, algo que não seria  factível, já que os objetos envolvidos, trazem risco a vida do usuário ou o usuário causaria danos ao objeto. Exemplo disso, são os simuladores de voo, simuladores de cirurgia, e tantos outros.

 

Você tem a oportunidade de ver, ao lado,  um Projeto de Gameficação, inserido dentro de um contexto de aulas de idiomas. A Gameficação são os elementos de jogabilidade inseridos em qualquer situação de aprendizagem, para torná-la mais atrativa e potencialmente mais eficiente.

Clique aqui.

Você poderá ver os mundos virtuais que conheci.

Clique aqui.

Você conhecerá a ferramenta de realidade aumentada.

GAMES, GAMIFICAÇÃO, SIMULAÇÕES E MUNDOS VIRTUAIS

bottom of page